Renata Leal; Marina Salles
14/02/2014
Quando se fala em redes sociais, é difícil se manter sempre
atualizado. Com plataformas surgindo a todo momento e usuários curiosos por
novos tipos de interação, as marcas precisam se esforçar para seguir tantas
tendências.
Pequenas Empresas & Grandes Negócios consultou três
especialistas no assunto para ajudar o empreendedor a posicionar seu negócio no
mundo digital: Edney Souza, criador do blog Interney, Leslie Orsioli, da
agência de mídia social We Are Social, e Marcelo Salgado, analista de mídias
sociais do Bradesco. Eles deram dicas de estratégias de interação e marketing
em diversas redes sociais.
1. Vai entrar numa rede nova? Antes de entrar em uma rede
social, o empreendedor deve avaliar se o público de sua empresa está nela. E
depois, se a presença da marca naquele ambiente vai atender às necessidades do
público-alvo. Se a decisão for por entrar na mídia social, ele deve, então,
manter-se ativo. Uma regra básica é tentar preservar a interação com o cliente
na plataforma em que a discussão começou, a menos que seja necessário fornecer
dados sigilosos.
2. Novas plataformas, novas estratégias. Hoje, o empreendedor
deve estar pronto para desenvolver estratégias de marketing que sejam mais
abrangentes. Além de se preocupar com as mídias sociais – como Facebook,
Twitter e Google + –, é importante estar atento a outras plataformas. Para
diversificar o conteúdo, vale a pena investir no YouTube, em blogs, no Tumbler
e em aplicativos, como WhatsApp e Snapchat (em que a interação pode ser feita
por meio do disparo de mensagens para listas de clientes, por exemplo).
3.Sua empresa é de nicho? Se a sua marca trabalha com
casamentos, moda, decoração e beleza, por exemplo, certamente sua estratégia
não pode ignorar o Pinterest. Viagem e turismo? Instagram não pode faltar.
Quando se tem um produto específico, é importante identificar onde seu público
está e estreitar laços para investir em ações focadas.
4. De olho na qualidade. Criar materiais que transmitam
credibilidade ao cliente da marca e saber otimizar buscas no Google devem ser
prioridades do empreendedor. Além de investir em publicidade ou anúncios pagos,
é importante adotar estratégias de SEO para melhor a presença em buscas
orgânicas. Para isso, o bom conteúdo é a melhor estratégia.
5. Amplie o alcance de sua página no Facebook. No caso do
Facebook, é importante criar conteúdos com potencial de viralização e
compartilhamento. Muitas empresas não têm essa percepção e não investem em
material que se aplica ao dia a dia das pessoas.
6. Vale a pena pagar? Investir em mídia sempre pode ser um
ótimo recurso quando há conteúdo de qualidade a ser divulgado e com alta
possibilidade de compartilhamento. Se você produziu uma excelente notícia, por
que não fazê-la chegar a um número maior de pessoas? É em torno disso que o
Facebook vem trabalhando sua estratégia. Desde que a decisão de comprar
anúncios seja bem planejada (e posteriormente, justificada em relatórios de
performance), a estratégia de promover conteúdo em mídias sociais pode ser um
bom investimento.
7. Está lá? Interaja! Se sua marca está numa rede social,
interaja com os usuários independentemente de sexo ou idade. Toda interação é
humana e dos dois lados deve haver alguém disposto a conversar sem
preconceitos. Quem define como o usuário vai ser, acaba errando. Não existe uma
regra de comportamento. Quem tem mais de 50 anos não necessariamente escreve de
maneira séria, não abrevia palavras ou deixa de usar emoticons. O importante é
não ficar calado.
8. Comportamento nas redes. Mais do que uma questão de
linguagem, o comportamento do público reflete sua faixa etária. Os jovens, por
exemplo, interagem com mais frequência nas mídias sociais, mas com propósitos
diferentes de seus pais ou avós. Acostumados a compartilhar mais conteúdo, em
geral, eles usam as redes para manter contato com seus amigos. Enquanto isso, a
audiência mais madura sente maior necessidade de se expressar quando o assunto
envolve reclamações sobre produtos e serviços ou atenção na busca por
informações. Identificar o comportamento do seu público é essencial para
interagir da melhor forma.
Disponível em
http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/02/8-dicas-para-melhorar-o-desempenho-da-sua-empresa-nas-midias-sociais.html.
Acesso em 31 mar 2014.
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