Romeo Busarello
Passei boa parte da minha vida profissional ouvindo a máxima
que informação é poder, se fosse verdade os bibliotecários(as) seriam as
pessoas mais poderosas do mundo. Nos dias atuais execução é poder. Li um
interessante livro cujo título é: Obrigado pela informação que você me não me
deu. Pura verdade... As empresas produzem relatórios cada vez mais sofisticados
com um conjunto cruzado e variado de informações que não temos condições
mentais de processá-los, sobretudo de agir sobre estas informações e promover
ações imediatas. Como executivo, planejo investimentos em marketing para
capturar clientes e me deparo com a necessidade diária de mensurar estes
investimentos.
Hoje não tem desculpa para não medir a origem de todos os
clientes que se relacionam com sua empresa, existem dezenas de programas
gratuitos e alguns pagos que lhe relatam a origem de cada centavo investido em
marketing. Os programas que estou recomendando produzem uma infinita
possibilidade de informações, no entanto não se deixe seduzir pela amplitude,
defina no máximo 10 métricas que você julgue estratégicas e que possa atuar
sobre elas, melhorando a otimização dos investimentos. Estas informações não
devem lhe servir somente de apoio, mas sim de iluminação e inspiração para
deixar os seus investimentos de marketing cada vez mais eficientes. Vamos a
elas:
1. Google Analytics (Gratuito): Ferramenta para
acompanhamento dos fluxos de navegação e interações dentro das plataformas
digitais da marca, como sites e hotsites. Através de seus relatórios é possível
identificar as páginas mais acessadas, áreas de maior interesse, desempenho do
processo de compra e frequência do acesso, por exemplo. Uma das possibilidades
mais interessantes é a de identificação da origem do acesso – seja de mídia
paga ou orgânica.
2. Adservers (Pago): São ferramentas para tracking de mídia
online que permitem acompanhar o volume entregue, identificar a cobertura,
alcance e frequência dos impactos, além de permitir realizar otimizações em
tempo real. Comumente possuem negociações baseadas no volume de entrega da
mídia (CPM).
3. Facebook Insights (Gratuito): Ferramenta do próprio Facebook
disponibilizada para quem gerencia uma página corporativa na rede social.
Permite o acompanhamento do alcance das ações, número de interações e
performance das publicações.
4. Seekr (Pago): Ainda relacionado às redes sociais, existem
ferramentas que auxiliam na gestão dos canais sociais da marca, controle das
interações com os usuários e mapeamento das menções espontâneas sobre a
empresa, como o Seekr, que tem como modelo negócio a assinatura mensal/anual.
5. comScore (Pago): Ferramenta de planejamento de mídia
online que permite acompanhamento da audiência e avaliação do perfil dos
usuários que acessam um determinado site ou página. Auxilia tanto para a
escolha de veículos para a compra de mídia, quanto para o acompanhamento dos
concorrentes.
6. Google Insights for Search (Gratuito): Serviço do Google
que indica tendências de busca de usuários sobre determinados assuntos e
palavras-chave. Apesar de bastante simples, pode ser valiosa para identificar
comportamentos de busca dos usuários, como sazonalidade e intensidade.
8. Intelimidia (Pago): Serviço de tracking de telefone para
avaliação de performance de campanhas offline através do volume de ligações
geradas através de um determinado anúncio/veículo.
Disponível em
http://www.endeavor.org.br/artigos/marketing-vendas/marketing-viral/8-programas-para-medir-seus-resultados-em-marketing?utm_campaign=Artigos%20Endeavor&utm_content=7015905&utm_medium=social&utm_source=facebook.
Acesso em 24 ago 2014.
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