Stephanie Kohn
27 de Abril de 2012
Uma pesquisa recente, divulgada pela Metlife, apontou que os
Baby Boomers, geração das pessoas nascidas entre 1946 e 1965, estão se
aposentando em massa - pelo menos nos Estados Unidos. Com essa tendência
surgindo na América do Norte, a previsão é que o mesmo comece a acontecer por
aqui.
Mas, que mudanças estruturais isso pode gerar no mundo
corporativo? Segundo Lauriane Mattos, consultora de RH da Catho Online, pode
haver uma quebra de paradigmas e formalidades estipuladas por gerações mais
velhas. Além disso, a consultora acredita que, pelo fato das gerações seguintes
- X e Y - serem mais ligadas à tecnologia, pode haver mudanças drásticas na
automatização dos processos dentro das companhias.
A empresária Zuleika Bittencourt, de 54 anos, que foi
diretora geral de uma grande companhia durante 10 anos, aposentou-se
recentemente e diz ter visto uma mudança de cenário dentro das empresas. Para
ela, as vagas deixadas pelos profissionais mais velhos serão cobiçadas por
jovens ansiosos e ávidos pelo sucesso, portanto, além de maior competitividade
dentro do mundo corporativo poderia haver, também, bastante rotatividade.
"Os Xs [nascidos no início dos anos 1960 até o final
dos anos 1970] e Ys [nascidos no início dos anos 1980 até o final dos anos
1990] querem crescer muito rápido e, por isso, não são tão fieis às empresas
como nós fomos. Com eles é assim: quem dá mais, ganha. Ou seja, com mais
ofertas de vagas, vai haver também mais rodízio de cargos", comenta.
Neste aspecto, a consultora comenta que, para evitar a
rotatividade e agradar os profissionais mais jovens, algumas empresas já estão
se adaptando. Segundo ela, as companhias estão tendo que se enquadrar a
sistemas de compensação e de benefícios personalizados para manter o equilíbrio
entre a vida pessoal e a vida profissional - algo muito almejado pelos mais
jovens.
Além disso, as empresas estão cada vez mais flexíveis e
criando ações necessárias ao estímulo da criatividade e do desenvolvimento do
empregado. Com a saída dos Baby Boomers, as empresas que ainda não pensam desta
forma podem perder pessoas habilidosas. Portanto, a tendência é que as
companhias se dediquem ainda mais a "agradar" seus funcionários.
"Se a empresa não se adaptar ao estilo da nova geração
e tentar manter o padrão em que o chefe manda e o empregado obedece, poderá perder
muitos talentos, uma vez que essa geração é adepta às políticas de
flexibilidade e de acordos", diz.
Outro ponto levantado por Zuleika é que a aposentadoria da
geração Baby Boomer e ascensão dos Xs e Ys pode gerar alguns problemas de
relacionamento, já que estas gerações são mais insubordinadas do que as
anteriores. Mas, a consultora da Catho discorda. De acordo com ela, as gerações
X e Y valorizam a afinidade entre chefe e empregado, apesar de não manter o
mesmo tipo de relação que o Baby Boomers. E ainda há mais um detalhe: os Xs,
que provavelmente serão os novos líderes, reconhecem o potencial dos Ys e isto
já dá uma abertura para uma boa relação entre eles e o crescimento dos jovens
profissionais.
Lauriane ainda lembra que com a saída dos Baby Boomers é
possível que os conflitos diminuam, já que haveria uma geração a menos dentro
das companhias. Para ela, todos têm muito a agregar e o ideal é que as gerações
sempre se adaptem e troquem conhecimento.
"Os Baby Boomers são procurados mais para cargos
voltados à consultoria, devido a grande experiência adquirida ao longo de sua
carreira profissional. A X está sendo procurada para cargos de liderança, uma
vez que, apesar da pouca idade, já têm uma boa bagagem profissional. Ou seja,
são profissionais que estão aprendendo a se relacionar bem com a geração Y e
ainda servem como referência para essa nova geração. Além disso, gostam de
trabalhar em equipe e aceitam desafios, o que tem sido muito pedido pelas
empresas atualmente", ressalta.
Por fim, a consultora afirma que o mercado está em ritmo
acelerado e busca profissionais que possam estabelecer relações interpessoais
saudáveis. Portanto, seja você X ou Y, deve-se preparar para se submeter aos
seus superiores e enxergar neles a sua oportunidade de aprendizado e
crescimento. Esta pode ser a hora de você ter mais espaço no mercado
corporativo, basta saber aproveitar a ocasião, doando os conhecimentos que lhe
sobram e absorvendo o que os profissionais mais experientes têm a ensinar.
Disponível em http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/como-as-empresas-ficarao-com-a-saida-dos-baby-boomers.
Acesso em 05 jun 2013.
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