Camila Lam
27/11/2013
A equipe de vendas é o principal porta-voz da
sua pequena empresa para os clientes. Por isso, ela deve estar sempre bem
preparada para esclarecer dúvidas e ajudar os clientes. É comum que as pessoas
fiquem com a impressão de que estão sendo "seguidas" pelos vendedores
ao entrar em uma loja ou mesmo irritadas pelo descaso de outros. “Às vezes, o
vendedor faz muitas perguntas objetivas que podem gerar um desconforto”, resume
Mario Rodrigues, especialista em vendas e diretor do Instituto Brasileiro de
Vendas (IBVendas).
Para Américo José da Silva Filho, sócio-diretor da Cherto
Atco, divisão de treinamento do Grupo Cherto, o vendedor precisa controlar a
ansiedade para não afastar os consumidores. “Quando o cliente vai até o lugar,
ele precisa de algo, mas cabe ao vendedor tentar descobrir o que é antes de
sair oferecendo mil coisas”, ensina.
“Ele precisa ter a sensação de que ele está comprando e não
de que outro estar vendendo”, completa Marcelo Ortega, palestrante de vendas e
consultor empresarial. Veja algumas frases para abordar o cliente de outra
maneira.
1. “Bom dia, tudo bem?”
A tática mais comum para abordar um cliente é o vendedor
questionar se pode ajudar. “E o cliente responde que só está dando uma
olhadinha”, diz Filho. Nesses casos, o ideal é apostar na simplicidade. Para
Ortega, o importante é o vendedor agir com naturalidade e não parecer muito
mecânico ou protocolado.
Tome cuidado para não pressionar muito o cliente de cara.
Deixe que ele tenha um tempo entre os produtos antes de abordá-lo novamente.
Frases como “tem certeza que não vai levar” podem intimidar e fazer o
consumidor se afastar do seu negócio.
2. “Já conhece nossa loja?”
Quebrar o gelo é uma tarefa difícil e uma postura agressiva
pode assustar um potencial cliente. Para Rodrigues, essa simples pergunta pode
ajudar o vendedor na hora de oferecer os produtos ou a sua ajuda. “Se a pessoa
já é cliente, o vendedor pode oferecer determinado produto e, se não é, pode
apresentar a marca e as seções da loja”, explica.
3. “Tem algo específico que você gostaria de ver?”
Uma das principais habilidades de um vendedor de sucesso é
ter uma capacidade investigativa que não soe invasiva para os clientes.
Perguntar se a pessoa procura por algo em particular ajuda a apresentar
sugestões mais focadas e de acordo com o problema que o cliente deseja
solucionar. “Se for para presentear, posso oferecer um produto mais
diferenciado, por exemplo”, conta Rodrigues.
4. “O que você acha disso?”
Saber perguntar e escutar o que o cliente deseja é a chave
para começar bem o processo de venda. “O varejo precisa de gente mais motivada
e não o cara forçado, que é reativo e faz só o protocolar”, afirma Ortega.
5. “Veja os detalhes desse produto”
Para abordar um cliente que está observando determinado
produto da empresa, por exemplo, o ideal é não pressionar para que ele se
encaminhe o mais rápido possível para o caixa. “Vendedor não tem que falar
muito, tem que lembrar que o cliente sabe o que ele quer comprar”, afirma
Filho.
Em uma loja de roupas ou sapatos, por exemplo, o vendedor
pode sugerir que o cliente experimente o produto no provador. Depois, vale a
pena focar nas qualidades e nos benefícios.
Disponível em
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-frases-certeiras-para-abordar-clientes-e-comecar-uma-venda?page=1&utm_campaign=news-diaria.html&utm_medium=e-mail.
Acesso em 27 nov 2013.
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